A evangelização das Américas é um dos capítulos mais vastos e complexos da história da Igreja Católica. Iniciada com a chegada de Cristóvão Colombo ao Caribe em 1492, ela levou a fé cristã a um continente inteiro em pouco mais de um século e transformou a América no lugar com o maior número de católicos do mundo. Esse processo esteve ligado à expansão colonial de Espanha e Portugal, o que lhe conferiu luzes e sombras: ao lado do zelo apostólico de inúmeros missionários houve também violência, exploração e imposição cultural. A própria Igreja, ao longo dos séculos, procurou reconhecer ambos os aspectos.
Do ponto de vista institucional, a missão se apoiou no regime do Padroado, pelo qual os papas confiaram às coroas ibéricas a responsabilidade de sustentar a Igreja nas novas terras, incluindo a construção de templos, o envio de missionários e a apresentação de bispos. A bula Inter caetera, de Alexandre VI, em 1493, e o posterior Tratado de Tordesilhas, de 1494, delimitaram as áreas de atuação espanhola e portuguesa e vincularam a posse dos territórios ao dever de evangelizar seus habitantes. Esse arranjo garantiu recursos à missão, mas também submeteu a vida eclesial a fortes interesses políticos e econômicos.
As ordens religiosas foram as grandes protagonistas da primeira evangelização. Franciscanos, dominicanos, agostinianos, mercedários e, mais tarde, jesuítas espalharam-se pelo continente. No México, a chegada dos chamados Doze Apóstolos franciscanos, em 1524, marcou o início de uma missão sistemática. No Brasil, a primeira Missa foi celebrada por Frei Henrique de Coimbra em 26 de abril de 1500, e a partir de 1549 os jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega e depois acompanhados por São José de Anchieta, fundaram aldeamentos, colégios e cidades como São Paulo. Os missionários aprenderam línguas nativas, compuseram gramáticas e catecismos em tupi, náuatle, quéchua e guarani, e procuraram adaptar a catequese às culturas locais.
Um momento decisivo foi a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ao indígena São Juan Diego, em 1531, no monte Tepeyac, perto da Cidade do México. A imagem mestiça da Virgem, que fala ao coração dos povos nativos com símbolos de sua própria cultura, favoreceu um extraordinário movimento de conversões e tornou-se sinal da inculturação do Evangelho no Novo Mundo. Por isso Nossa Senhora de Guadalupe é venerada como Padroeira das Américas e considerada por muitos a 'Estrela da Evangelização'.
A evangelização foi também marcada por um vigoroso debate moral sobre a dignidade dos indígenas. Em 1511, o dominicano Antonio de Montesinos pregou em Hispaniola um célebre sermão denunciando os abusos dos colonos, perguntando: 'Estes não são homens? Não têm almas racionais?'. Frei Bartolomé de las Casas, antigo encomendero convertido em defensor dos nativos, dedicou a vida a combater a escravidão indígena, e teólogos da Escola de Salamanca, como Francisco de Vitoria, lançaram bases do direito internacional ao defender os direitos naturais dos povos. Em 1537, o papa Paulo III, na bula Sublimis Deus, afirmou solenemente que os indígenas eram verdadeiros seres humanos, livres e capazes de receber a fé, não podendo ser privados de sua liberdade nem de seus bens. Infelizmente, essa consciência não impediu o drama da escravidão africana, contra o qual se ergueram figuras como São Pedro Claver, o 'escravo dos escravos', em Cartagena das Índias.
A consolidação da Igreja americana deu-se com a criação de dioceses, universidades e concílios provinciais. São Turíbio de Mogrovejo, arcebispo de Lima, convocou o Terceiro Concílio Limense (1582-1583), que produziu catecismos trilíngues e organizou a vida pastoral sul-americana por séculos. Surgiram os primeiros santos do continente, como Santa Rosa de Lima e São Martinho de Porres. As reduções jesuíticas do Paraguai e das regiões guaranis tornaram-se experiências notáveis de vida cristã comunitária e proteção dos indígenas. Na América do Norte, missionários franceses, como os santos mártires Jean de Brébeuf e Isaac Jogues, evangelizaram povos nativos, e a jovem Santa Kateri Tekakwitha tornou-se fruto dessa missão; mais tarde, São Junípero Serra fundou as missões da Califórnia.
No quinto centenário do início da evangelização, em 1992, São João Paulo II presidiu em Santo Domingo a IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, convidando a Igreja a uma Nova Evangelização e pedindo perdão pelas faltas cometidas contra indígenas e afrodescendentes. Hoje a Igreja reconhece na evangelização das Américas uma obra providencial que gerou uma rica fé popular, uma imensa herança cultural e um continente de esperança, ao mesmo tempo em que recorda, com humildade, as injustiças que a acompanharam. Esse legado permanece como desafio para que o anúncio do Evangelho seja sempre inseparável do respeito à dignidade de cada pessoa e de cada povo.
Conteúdo sob licença CC BY-SA 4.0.
Sugerir correção deste artigo